No nosso planejamento inicial, para sair de León (na Nicarágua) e ir para San Salvador (em El Salvador), iríamos voltar para Manágua e de lá pegar o TicaBus. Porém, vimos em León várias agências de turismo oferendo shuttle para El Tunco, que fica pertinho de San Salvador, e isso nos pareceu uma ótima ideia: ao invés de ter que pegar um ônibus para Manágua  – e provavelmente gastar com transporte e hospedagem lá para pegar o outro ônibus só o dia seguinte – pegaríamos uma van direto até El Tunco e, de lá, um ônibus para San Salvador.

Olhamos em algumas agências e o esquema era – ou parecia ser – sempre o mesmo: a van saia de León entre 1:00 e 2:00 horas da madrugada, cruzava Honduras e chegava em El Tunco por volta das 10:00 horas da manhã. No hostel que ficava literalmente na frente do nosso, encontramos o melhor valor (28 Dólares por pessoa), então fechamos com a Gekko Explorer. E foi assim que tivemos nossa pior ideia até hoje na viagem.

Por causa do horário marcado para o shuttle, existia a opção de aguardar no hostel, então chegamos lá no início da noite e nos acomodamos numas cadeiras de balanço de madeira. Apesar da posição desconfortável, eu (Thais) estava super cansada, e peguei no sono por volta das 22 horas. À meia noite, acordei escutando uma pessoa conversando com o Rafael: a van que iríamos pegar vinha de El Salvador e havia atrasado, então nossa saída deveria ser só às 3 horas da madrugada; por isso, podíamos deitar em uma cama.

Fomos para o quarto que ofereceram e apagamos. Um tempo depois, acordamos assustados, com a sensação de que havíamos dormido mais que 3 horas e, de fato, já eram 5 horas da manhã! Fomos na recepção e nos falaram que a van ainda estava atrasada por problemas na fronteira. Ela só foi chegar quase 7 horas da manhã e eles nos recomendaram fazer um lanche, para não precisar parar no caminho. Saímos à busca de alguma coisa para comer e voltamos com duas goiabas e quatro maçãs, já que o comércio anda estava todo fechado.

LEIA TAMBÉM:   Volcano Boarding

O shuttle só foi sair às 8 horas, depois de muitas análises no motor, que nos fizeram suspeitar que talvez o atraso não teria sido por problemas na fronteira. E não poderíamos estar mais certos: além das 6 horas de atraso para sair, nossa viagem também durou 6 horas a mais, por causa das várias paradas para esfriar o motor que estava superaquecendo.

frame-carro

A sorte foi que tínhamos um grupo legal, incluindo um casal de ingleses que conhecemos no Volcano Boarding (e que também estão fazendo uma viagem de um ano), um americano super engraçado que não pretende voltar para os Estados Unidos e uma holandesa hippie. Então, nessas várias paradas, tentamos não estressar muito e nos divertir.

Ao pararmos em um posto de gasolina em Honduras, conhecemos um casal de holandeses já mais velhos que já fizeram várias viagens pelo mundo em um carro adaptado. Inika nos contou sobre a saudade que sente dos filhos e netos todas as vezes, mas que não deixa de viajar por isso e, dessa vez, ficarão mais de um ano fora de casa, viajando do Canadá ao Chile. Enquanto conversávamos, nossos companheiros de viagem também se juntaram à gente para conhecer o casal aventureiro.

20161012_163733

Saindo da Honduras, como se já não estivéssemos atrasados o suficiente, nossa van teve que passar pelo scan. Já com os pezinhos em El Salvador, mas ainda longe do destino final, recebemos a oferta de um “motorista” de tuc tuc, e nos revesamos pedalando e passeando por uma pracinha.

frame-carrinho

Foi ali, também, que descobrimos que a pupusa é uma deliciosa comida típica de El Salvador, enquanto o americano (que já havia visitado o país) procurava em todas as “tiendas” ali de perto, alguma que vendesse a comida.

20161012_172543

Quando chegamos em San Salvador eram mais de 10 horas da noite, cerca de 12 horas depois de quando deveríamos. Estávamos exaustos e desejamos sorte para nossos companheiros, que ainda seguiriam por várias horas até chegar em Antigua, na Guatemala.

E você, já passou algum perrengue com transporte numa viagem? Comenta ai embaixo!

Write A Comment