Esse blog surgiu quando começamos a organizar a nossa lua de mel pelo mundo. E, de lá pra cá, muita coisa aconteceu! Planejamos a viagem, casamos, rodamos o mundo, voltamos ao Brasil, mudamos para Portugal… E, agora, engravidamos!

Descobrir essa gravidez – que não foi exatamente planejada – foi um momento mágico! Muitas lágrimas, muitos risos e aquela sensação de “será que isso está mesmo acontecendo” que me bateu em alguns momentos da volta ao mundo. Não é possível que estou mesmo numa ilha deserta na Tailândia! Não é possível que estou mesmo no Taj Mahal! Não é possível que tem mesmo um bebê aqui, dentro de mim!

Os meses seguintes – o tão temido primeiro trimestre – foi bem difícil, não posso negar. Tanto enjoo, tanto mal estar, que a sensação mágica dos primeiros dias foi embora. Sendo o mais sincera possível, não me sentia grávida, me sentia doente. Perdi peso, não parava nada no meu estômago e, olhando para trás, não sei como venci essa etapa. Eram 4 horas de deslocamento para ir e voltar do trabalho todos os dias, incluindo dois ônibus, trechos caminhando e 20 minutos de barco!

15 semanas de gestação

As coisas começaram a melhorar quando mudamos para um apartamento mais perto do trabalho. Mas mais importante do que isso, estou aprendendo a lidar com os enjoos e vômitos, que não diminuíram com o fim do primeiro trimestre. Aprendendo a filtrar os comentários, que as vezes são ditos com as melhores das intenções, mas que não ajudam em nada. E aprendendo a lidar com os meus sentimentos.

Foi difícil aceitar que a gravidez real é – ou, pelo menos, a minha está sendo – muito diferente do que o que eu havia imaginado desde pequena. Mas, como disse uma amiga, não é justo nem pra gente e nem pra bebê focarmos no mal estar. Temos que manter o pensamento positivo, conversar com a neném, falar que estar tudo bem e que vai ficar tudo bem.

Hoje não me sinto mais doente, me sinto grávida. Decidi que vou aproveitar minha gravidez na melhor forma possível. E tentar compartilhar aqui, sempre que possível, como está sendo essa experiência de começar nossa família em Portugal.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.