Comprar um sim card de dados para celular no sudeste asiático foi sempre muito fácil. Chegávamos na lojinha, escolhíamos o plano, pagávamos entre 6 e 8 dólares e saíamos de lá com a internet funcionando no celular. Também não teve nenhuma burocracia nos países da América que compramos chip.

Depois de 6 meses com toda essa facilidade, imagine a nossa surpresa quando descobrimos como é trabalhoso comprar um chip na Índia! Mas com todas as dicas que vamos dar aqui, você não vai ter nenhuma dificuldade para comprar seu sim card.

Como comprar um sim card na Índia

Documentos e dados necessários

Antes de chegar na loja e comprar o seu sim card, você precisa providenciar alguns documentos e informações:

2 cópias do passaporte e do visto
2 fotos 3×4 (mas pode ser que exijam apenas uma)
endereço da hospedagem
telefone de contato na Índia

O telefone de contato é muito importante, porque essa pessoa realmente será contatada para confirmar que te conhece. Apenas assim será finalizado seu cadastro e o serviço começará a funcionar. Nós conversamos com o gerente do nosso hotel e ele nos passou o seu número de celular.

Ah, vale esclarecer que esse procedimento é imposto pelo governo, então independe da operadora que você escolher.

Como comprar o Sim Card

Com todos os documentos e informações em mãos, basta ir em uma das lojas das operadoras, escolher o plano e comprar o sim card. O vendedor fará um cadastro em seu nome, mas o chip não irá funcionar de imediato, como falamos acima.

Somente depois do contato pelo telefone informado (que tem que ser da Índia) e uma validação que você vai fazer pelo sue próprio telefone é que o sim card começará a funcionar.

Então, esperamos as 4 horas orientadas pelo vendedor, ligamos para um telefone da operadora e informamos o passaporte e data de nascimento. Ao finalizamos a validação por telefone, nosso 4G começou a funcionar .

Cuidados necessários

Além de todo esse controle, esses sim cards tem uma data máxima de validade, a partir do momento em que são ativados.

LEIA TAMBÉM:   A melhor forma de viajar pela Índia

É preciso ter atenção para garantir que você não está adquirindo um chip usado, cuja validade você não vai saber. Se o vendedor disser que consegue um chip para ativação na hora, cuidado: na realidade esse chip já estava ativo antes e poderá parar de funcionar a qualquer momento.

Além disso, o seu plano será restrito ao prazo do seu visto.

Sim Card gratuito para turistas

Conversando com um outro viajante em Delhi, nossa quinta cidade na Índia, descobrimos uma coisa super bacana: o Governo da Índia passou a fornecer um kit de boas vindas para os turistas que chegam no país pela Capital portando um e-visa (e-TV).

Pelo que pesquisamos, o chip vem com 50 mb de dados e 50 rúpias de crédito para ligação e, em breve, será fornecido também nos 15 outros aeroportos internacionais do país em que se pode entrar portando o e-Visa. Você pode ler um pouco mais nessa notícia aqui.

Write A Comment