Antígua Guatemala foi a primeira capital do império espanhol nas Américas, até que foi significativamente destruída por um terremoto em 1773. Com a transferência da capital para uma área mais segura, Antígua permaneceu praticamente abandonada por muitos anos, até que começou o processo de restauração. Hoje, é considerada um dos mais importantes sítios históricos e culturais do período colonial da América Central, sendo Patrimônio Mundial da Unesco.

A cidade tem exatamente o estilo que a gente adora: construções baixas, jeitinho de interior, mas você encontra de tudo: bares, cafés, ótimos restaurantes, lanchonetes mais acessíveis, bancos, agências de turismo, hostels, hotéis luxuosos… O clima de Antigua é bem gostoso, romântico e, por isso, é escolhida por vários casais que querem fazer um destination wedding ou curtir a cidade na lua de mel!

antígua guatemala

As ruas de pedra e as cores vivas das construções tornam o centro histórico um passeio delicioso! Uma coisa super curiosa é que várias lojas aparentam pequenas; porém, ao entrarmos nos deparamos com lindos jardins internos… e, depois, outras lojas. Uma espécie de galeria, como se a primeira loja fosse uma passagem para um lugar secreto.

Caminhar por Antígua é, também, ver ruínas a todo lado! Algumas delas podemos apreciar só de fora; outras são abertas ao público e chegamos a passar por uma ruína na qual estava fechada para um casamento.

antígua guatemala ruínas

Até mesmo o McDonalds se torna um lugar especial em Antígua. O lugar é lindo, parece uma praça com um pátio interno enorme, fonte de água e mesinhas em estilo antigo. Mas o que o torna especial mesmo é que reza a lenda que ali foi criado o McLanche Feliz.

Além disso, nos contaram que muitos pedidos de casamento são feitos naquele jardim. Como não amar uma cidade que consegue dar um ar tão lindo e romântico ao McDonalds?

antígua guatemala mc donalds

Por estar cercada de vulcões, existem vários trekkings que podem ser feitos a partir de Antígua, inclusive passeios em que se dorme acampado no alto do vulcão. Mas nós preferimos apenas nos perder pelas ruas e curtir a cidade em si.

LEIA TAMBÉM:   O que fazer em Hanói durante o Tet

Vários restaurantes e cafés na cidade têm um terraço e, como todas as construções são baixas, é possível ter uma vista bem legal. Mas para ver a cidade de verdade, a melhor opção e subir ao Cerro de la Cruz.

Chegar ate o Cerro saindo do centro da cidade é muito fácil e rápido. São cerca de 8 quarteirões desde a Plaza Mayor e, depois, uma escadaria leve até o topo do Cerro. Com sorte, além de uma linda vista da cidade, você verá também o vulcão ao fundo.

Antigua Guatemala - arco

Outro passeio imperdível é conhecer o Mercado Central.  A primeira parte é um salão amplo, cheio de frutas, flores e grãos. Depois, o mercado se transforma em corredores apertados, com barraquinhas que oferecem de tudo. Desde carnes cruas a comidas prontas, animais vivos produtos industrializados e até conserto de sapatos…

Aproveitamos essa visita para arrumar a bota do Rafa, que estava com o solado solto desde que fizemos o Volcano Boarding, e comprar macarrão caseiro, frutas e verduras.

antígua guatemala mercado central

Quer saber o que mais fazer na Guatemala? Leia nossos posts sobre o Lago Atitlán, Semuc Champey e Tikal.

Você já conhece Antígua? Comente aqui o que achou da cidade.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.