Para conhecer a famosa Halong Bay, muitos viajantes contratam um tour de 2 ou 3 dias saindo de Hanoi. Nesses passeios geralmente se passa pelo menos uma noite no barco. Essa era a nossa ideia inicial, mas o valor estava variando entre 90 e 300 dólares por pessoa e preferimos não fugir tanto do nosso orçamento.

Acabamos escolhendo o plano B, que se mostrou uma ótima opção: fomos para Cat Ba e, de lá, fizemos um tour de um dia apenas por Halong.

Cat Ba é a maior das 367 ilhas do arquipélago e tem uma estrutura interessante de hotéis e restaurantes. Porém, em razão do Ano Novo Chinês, muitos estabelecimentos estavam fechados (sim, inclusive hotéis e restaurantes!) ou com staff bem reduzido, o que dificultou um pouco os nossos dias por lá. Mas nada que nos tenha feito arrepender da decisão.

Como chegar e se locomover em Cat Ba

Chegar em Cat Ba a partir de Hanoi é bem fácil. Diversas agências vendem o pacote “ônibus + barco” que nos custou cerca de 15 dólares por pessoa. A viagem demora 4 horas e vale a pena levar casaco e capa para proteger a mochila no barco.

Saindo do píer, já na ilha, provavelmente você pegará um outro ônibus até a cidade, e ele te deixará na frente de alguma agência de viagem. Dali você pode pegar um taxi ou caminhar até o seu hotel.

Dependendo de onde ficar hospedado, você deverá fazer quase tudo a pé, como ir para restaurantes e para a praia. Porém, para conhecer o Parque Nacional e o Hospital Cave será preciso alugar uma moto, por cerca de 100 mil dongs (5 dólares), ou pegar um táxi.

Quanto tempo ficar

Um dos seus dias em Cat Ba deve ser reservado, sem nenhuma dúvida, ao tour por Halong Bay. Recomendamos pelo menos mais um dia inteiro, para conseguir conhecer outros atrativos da ilha.

Onde hospedar

O centrinho da cidade, em si, é meio feinho e não tem nada de interessante. Então recomendamos hospedar perto da orla.

Nós ficamos hospedados num quarto privativo em um hostel chamado Full Moon Party, que tinha nos parecido ok pelas fotos. Além disso, era prático ficar lá, já que compramos o transporte Hanoi – Halong Bay e o tour pela empresa de turismo deles. Porém, não gostamos do atendimento do staff, o restaurante também deixou muito a desejar e a sensação era de que estavam nos fazendo um favor em nos hospedar durante o ano novo.

Na ilha não faltam opções de hospedagem por menos de 15 dólares para o casal, principalmente se não for durante o TÊT, então se você tiver tempo e paciência, pode marcar os lugares no mapa e deixar para definir pessoalmente.

LEIA TAMBÉM:   Conhecendo Semuc Champey

Onde comer

Essa foi a parte mais difícil dos nossos dias por Cat Ba. Muitos restaurantes estavam fechados em razão do Ano Novo e os poucos que estavam funcionando estavam sempre cheios. Comemos algumas vezes no restaurante do Hostel, mais por falta de opção, já que achamos a comida pouco saborosa.

A melhor comida que experimentamos lá foi um Bánh mì em uma barraquinha na rua, que custou 30 mil dongs cada (1,30 dólares). O Bánh mì é um sanduiche tradicional vietnamita, basicamente uma baguete com várias opções de recheio. Não deixe de comer vários durante sua viagem no Vietnã! Alguns podem ser bem simples, mas outros levam carne, tomate, cenoura, folhas e molho… humm!

O que fazer

Halong Bay

Vamos começar pelo passeio por Halong, afinal foi por causa dela que Cat Ba foi incluída no roteiro. Pagamos 25 dólares cada, 5 dólares a mais que o preço normal (já viu que não é uma boa viajar para o Vietnã no TET, certo?).

O passeio em Halong Bay começou às 08:00, quando saímos de ônibus até o píer. De lá, pegamos o barco e seguimos por várias horas em meio a uma paisagem maravilhosa, apesar do tempo nublado.

Quando paramos na Ilha dos Macacos, o tempo começou a abrir e fizemos um trekking que foi quase uma escalada. Mas a vista do alto da rocha era simplesmente incrível! Para subir, é muito importante estar calçando um tênis apropriado.

Seguimos viagem apreciando as formações de calcário que pareciam brotar da água e um mar tão calmo que nos lembrou muito nosso passeio por Khao Sok, na Tailândia.

Paramos em um ponto do arquipélago que tinha um bangalô flutuante para que pudéssemos fazer kaiaking. Foi delicioso remar para longe dos barcos e curtir o silêncio e a paisagem.

Halong Bay - lua de mel

Almoçamos no barco e seguimos para perto de uma praiazinha onde poderíamos nadar. Apesar do tempo mais aberto que do início da manhã, a água ainda estava gelada. Mas seria impossível dizer não àquele mar tranquilo com aquelas rochas e a pequena praia que nos aguardava adiante. Então, pulamos do barco – o Rafael, da parte mais alta, e eu, do primeiro andar. Quando o frio falou mais alto, voltamos para o barco, nos secamos e ficamos conversando com nossos companheiros de viagem até voltarmos para a ilha.

LEIA TAMBÉM:   Koh Rok, um paraíso escondido

Parque nacional

Com mais de 15.200 hectares, o Parque Nacional de Cat Ba é o lar de diversas espécies sob risco de extinção, inclusive os macacos Vooc que somente são encontrados nessa ilha.

A entrada do parque custa 40 mil dongs (o equivalente a 2 dólares) e existe uma rota bem sinalizada para se chegar ao mirante. O trekking foi um pouco mais puxado do que esperávamos, mas em pouco mais de uma hora estávamos sentados no mirante curtindo um ventinho e a paisagem linda de um mar de montanhas.

Depois de descansar um pouco, resolvemos enfrentar mais um pedacinho de trilha e chegar ao topo da montanha, onde a vista consegue ser ainda mais sensacional.

Nas vésperas de completarmos 5 meses de viagem, foi muito bacana poder estar ali e refletir como a nossa vida tinha mudado nos últimos meses. Quantos lugares incríveis estávamos conhecendo e como nosso relacionamento está ainda mais forte.

Praias

Cat Ba tem três praias bonitinhas e, partindo da orla na cidade, é bem tranquilo chegar a pé. E a paisagem no caminho compensa a caminhada! Não só pela vista da Halong Bay, mas também pela água clarinha e refrescante.

Seguindo para o lado esquerdo de quem está de frente para o mar avenida da orla, você deve seguir o caminho contornando a orla em uma leve subida. Chegando no Cat Ba Sunrise Resort, você deve passar por dentro do hotel para chegar na primeira praia.

Do lado oposto ao que você chegou, existe uma escada que dá no caminho que margeia as pedras e que leva à segunda praia, num trajeto de mais ou menos 10 minutos. Praticamente com o mesmo tempo você conseguirá ir da segunda para a terceira praia.

Em todas as três praias existem restaurantes e cadeiras de praia, mas confesso que nem olhamos os preços. É muito tranquilo ir com sua toalha e lanchinhos próprios.

Se estiver fazendo calor em seus dias por Cat Ba, reserve algumas horas para relaxar na praia, curtir essa paisagem tão diferente das praias “normais” e nadar no mar. Se a temperatura estiver mais baixa, vale a pena pelo menos caminhar por ali.

Hospital Cave

Para a nossa tristeza, o Hospital Cave estava fechado por causa do ano novo. Esse hospital, foi construído entre 1963 e 1965 e usado até 1975, na guerra contra os Estados Unidos.

Depois de três noites em Cat Ba, partimos para o nosso terceiro destino no Vietnã: Ninh Binh!

Write A Comment