A quarta feira acordou chuvosa, atrapalhando nossos planos de caminhar pelo centro de San José e conhecer alguns dos museus da cidade. Então, passamos a tarde no hostel resolvendo algumas coisas e aproveitamos para conversar sobre o nosso próximo destino. Nos indicaram Puerto Viejo, mesma dica que já havíamos recebido de outros locais e os bateu aquela vontade louca de ir para praia.

Resolvemos mudar totalmente os planos: ao invés de ficarmos mais alguns dias em San José e depois ir para Tamarindo, iriamos partir no dia seguinte para conhecer Puerto Viejo. Mas ainda queríamos conhecer os museus e foi ai que bateu aquela sorte: naquele dia aconteceria mais uma edição do Art City Tour, um tour noturno e gratuito por museus e outros locais com exposições artísticas, com micro-ônibus levando os visitantes de uma atração para a outra.

14212638_1275382725819356_7026173398282234661_n

Desde 2010 já foram mais de 40 edições e achamos super legal esse iniciativa, que estimula centenas de pessoas a passar a noite apreciando os mais diversos tipos de arte. Durante quatro horas conseguimos conhecer cinco das vinte atrações dessa edição:

Museo de Arte y Deseño Contemporáneo

Fundado 1994, esse museu é especializado em arte e design da américa central, mas conta com trabalhos de outras partes do mundo. Sua coleção permanente apresenta 900 trabalhos, entre pinturas, esculturas e fotografias e instalações

O que mais chamou nossa atenção foi a exposição “Trees remembers too” que apresenta troncos de árvores que foram feridas por bala durante as guerras mundiais e mostra o esforço da natureza para se recuperar.

dsc_3823

Biblioteca Nacional

Criada em 1888, a Biblioteca Nacional “Miguel Obregón Lizano” é a instituição depositária de três exemplares de todas as publicações feitas na Costa Rica. No Art City Tour, além de conhecer a biblioteca em si e saber alguns detalhes sobre ela, também era possível apreciar uma exposição de obras modernistas de artistas de todo o mundo.

dsc_3903

Museo del Jade

O museu, que recebe cerca de 20 mil visitantes por ano, foi fundado em 1977 e conta hoje com uma coleção de mais de 2 mil peças de jade e 7 mil peças de cerâmica e pedra. Durante o Tour, quatro andares do museu estavam abertos para visitação e todos tinham alguma atração interativa – desde totens com painéis touch screen até uma simulação de sitio arqueológico, onde o visitante pode experimentar como seria a escavação de um esqueleto.

LEIA TAMBÉM:   Seguro de viagem internacional

dsc_3856

Museo Nacional

Fundado em 1887, o museu foi migrado em 1950 para o prédio do antigo Quartel Belavista, após a extinção do exército em 1948.

O museu é depositário de peças de ouro, documentos oficiais e mais de 800 objetos de culturas antigas, como pontas de flecha, colares e artefatos de decoração. Além disso, apresenta um acervo vivo, com 19 mil exemplares de borboletas, 12 mil outros insetos e 220 mil espécies de fungos, líquens, algas e musgos.

dsc_3755

Alianza Francesa

Na Alianza Francesa assistimos uma apresentação de dança e também uma exposição de quadros e fotografias de trabalhos de conclusão de curso de graduandos.

 dsc_3736

Se você não tiver essa sorte de sua visita à San Jose coincidir com uma edição do Art City Tour, e precisar escolher um museu para visitar, recomendamos o Museo Nacional.

Write A Comment