Quando pensamos nos documentos necessários para viagem, a gente logo pensa em RG, Passaporte e Visto. Porém, já falamos aqui sobre outro documento menos conhecido, o CIVP, e hoje é a vez da PID.

PID é a Permissão Internacional para dirigir, uma tradução da CNH. Desta forma, para obter a permissão o condutor deverá possuir uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vigente. O prazo de validade da PID, a categoria da habilitação e as restrições médicas são os mesmos referentes à CNH.

Segundo o site do Detran-MG , são vários os países que aceitam a PID. Dentre eles, os que devemos visitar são: Alemanha, Áustria, Bulgária, Colômbia, Costa Rica, Croácia, El Salvador, Eslováquia, Guatemala, Hungria, México, Panamá, Portugal, Romênia.

Apesar de não estar nos nossos planos dirigir durante essa volta ao mundo (quem sabe a próxima será de carro?), achamos interessante emitir esse documento por precaução.

cnh04

A obtenção desse documento é muito simples em Minas Gerais, vez que o processo é todo online: basta que o condutor habilitado em Minas acesse a página do Detran-MG, preencha o formulário (com CPF, nome, nome da mãe e data de nascimento) e efetue o pagamento do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) que será gerado.

Caso o interessado seja residente de Belo Horizonte, poderá optar por receber a PID pelos Correios ou retirar o documento no UAI da Praça Sete.  A opção deverá ser registrada no momento de preenchimento do formulário de solicitação.

O valor para a emissão da PID em Minas Gerais, em maio de 2016, foi de R$ 147,53.

Depois do pagamento do DAE, nosso documento chegou pelos Correios em uma semana, no endereço cadastrado no Detran.

Agora vamos ver se ela será usada por ai!

LEIA TAMBÉM:   Retrospectiva 2016

Write A Comment