Diz o ditado que a primeira impressão é a que fica. Apesar de não concordar totalmente, acreditamos que nessas 48 horas conseguimos captar bem cinco características bem marcantes da cidade que foi escolhida como primeiro destino da nossa lua de mel.

1- Muitos guardas e seguranças privados

Estamos ficando no bairro Polo Club que fica do lado de um dos bairros mais nobres e badalados da cidade, a Zona Rosa, então estamos andando por ali direto. Tanto lá, como na Candelária, onde estão a maioria das atrações turísticas da cidade, vê-se guardas por todo o lado. Sem exagero, conseguimos certa hora contar mais de 15 à nossa volta. Eles são sempre muito educados e têm nos ajudado bastante a encontrar tudo que perguntamos.

2- Tijolinhos para todos os lados

A cidade é uma metrópole gigante, são cerca de 7 milhões de habitantes e tinha tudo para ser uma capital cinza e fria, mas a cidade é avermelhada. Não podemos deixar de notar que o tijolo está presente em quase todas as edificações e nas ruas. Seja no piso, na parede, em detalhes pequenos, os tijolos estão para todo lugar que se olhe.

WhatsApp Image 2016-09-02 at 19.19.18

3- Pombos para todos os lados

No início achávamos que era cisma nossa, mas depois de um tempo não havia mais como duvidar: Bogotá é lotada de pombos! Para qualquer lado que se olhe, lá tem um grupinho deles, marcando tanta presença como os tijolinhos. E eles não se assustam ou voam com facilidade, parecem ter a consciência de que dominam a cidade.

4- Transporte público e bicicletas

Populosa como é a cidade, vocês já devem imaginar que o transito é um bocado intenso. Pela experiência que tivemos com o Transmilênio (um dos melhores modelos de BRT implementado no mundo) e outros ônibus, o transporte público é eficaz e é um dos grandes motivos da cidade não ter um trânsito impraticável. Além disso, vimos que os moradores são muito adeptos das bicicletas, sejam as tradicionais ou elétricas. As várias ciclovias que vimos durante nossas andanças pela cidade parecem nunca ficar alguns minutos vazias.

LEIA TAMBÉM:   Playa del Carmen

5 – Área verde e espaços de convivência

Por aqui, nos lugares que visitamos, outra característica marcante e a quantidade e qualidade dos espaços públicos. Sejam pelos parques espalhados pela cidade ou pelos espaços residuais aproveitados como praças. Existem também muitas vias onde a velocidade e quantidade de tráfego são muito baixas e que foram ‘fechadas’ para uso dos pedestre e ciclistas o que deixou a cidade mais agradável.

WhatsApp Image 2016-09-02 at 19.19.17

 

E você, já conhece Bogotá? Quais foram as suas impressões da cidade?

 

Write A Comment