Se existe alguma coisa que nos dedicamos todos os dias  fazer, essa coisa é a atualização da nossa planilha financeira. Todas as noites abrimos o Excel e inserimos as informações do que gastamos ao longo do dia. No final teremos uma planilha detalhada e vamos poder dizer exatamente quanto custa uma volta ao mundo!

Nós temos um orçamento muito, mas muito apertado mesmo, então ter o controle do quanto, e com o que estamos gastando é vital para que a viagem dure pelo menos os 12 meses que planejamos. Neste primeiro mês conhecemos muitos outros viajantes convencionais e também viajantes de volta ao mundo, se é que podemos distinguir assim.. e quando contamos no nosso orçamento todos parecem não acreditar!

Mas quanto custa uma volta ao mundo?

Então hoje, mais do que contar nosso orçamento, vamos mostrar pra vocês como organizamos nossas finanças e controlamos todos os gastos para garantir que as coisas não saiam do controle.

Cada dia nós já começamos com pelo menos dois gastos básicos: hospedagem e passagem. E resolvemos fazer algo que tem sido muito útil e que ainda não tínhamos visto em outras planilhas de viagem: elaboramos uma aba com todos os gastos previsto de passagem intermunicipal. Para fazer isso, usamos o Rome2Rio e sites de companhias de transporte para ter uma ideia do valor mesmo antes de sairmos do Brasil. A soma desse valor foi dividida por 365 o que nos deu o valor diário do item passagem. Desta forma, diluímos o valor e não deixamos, por exemplo, o valor de uma passagem aérea de mudança de continente pesar o orçamento de uma cidade ou país de maneira incorreta.

Essa planilha vai sendo atualizada a que vez que compramos a passagem, então aos poucos ela vai sendo realinhada para, ao invés de informar a previsão que tínhamos, mostrar o gasto real com passagem. E por enquanto está batendo bem certinho.

passagens2

Mas vamos ao que interessa. Nosso orçamento diário é de USD 50,00 e isso considerando tudo, tudinho mesmo, desde todos os gastos com passagem, vistos, hospedagem, alimentação e até uma caneta e bloquinho de anotação que compramos. Isso mesmo: são 25 Dólares por pessoa por dia, ou (aproximadamente) R$ 100,00.

LEIA TAMBÉM:   Quanto custa uma volta ao mundo (#3)

Já contamos um pouquinho neste post sobre as renúncias que tivemos que fazer durante os nossos 12 meses de planejamento, então a cada R$ 200,00 que a gente deixava de gastar a gente sabia que nossa lua de mel poderia ter um dia a mais.

Ao completarmos o primeiro mês da nossa volta ao mundo, nossos dois principais gastos são as passagens e alimentação com respectivamente 36% e 29%, depois estão a hospedagem (20%), transporte (9%), turismo (2%), lazer (3%) e outros (1%).

quanto custa uma volta ao mundo - planilha

Para que vocês possam entender melhor:

– Passagem: valores gastos em mudança de cidade, seja por avião, ônibus, trem, etc

– Transporte: ônibus urbanos, metrô, taxi e uber (ou seja, o que usamos para nos locomover dentro das cidades).

– Hospedagem: até o momento, foram 3 hostels e 2 airbnb, além de 5 noites em couchsufings (que nos ajudaram a economizar um pouco em Medellín, na Cidade do Panamá e em San José)

– Turismo: Entradas em museus e parques

– Lazer: Aquelas saidinhas a noite para beber uma cerveja, já que ninguém é de ferro 🙂

– Outros: necessidades que vão surgindo, como caneta, bloco de anotação e cabo usb (já que um que trouxemos quebrou com poucos dias de viagem).

Como não estabelecemos um budget por cidade ou país, mas sim um valor diário geral, imaginávamos que em alguns lugares conseguiríamos gastar até menos, mas em outros acabaríamos gastando mais. Ao completarmos um mês na estrada, vimos que estávamos certos:

quanto custa uma volta ao mundo - planilha

quanto custa uma volta ao mundo - planilha

quanto custa uma volta ao mundo - planilha

Então, estamos super satisfeitos com o resultado desse primeiro mês de viagem, não só pelo fator óbvio de estarmos fazendo essa viagem incrível, mas também porque estamos conseguindo ficar dentro do nosso planejamento financeiro!

E ai, fazer uma volta ao mundo custa menos do que você havia imaginado?

Write A Comment