Quando escrevi o primeiro post Quanto Custa uma Volta ao Mundo, falando do primeiro mês de viagem, fiquei pensando se, com o tempo, não ficaria uma coisa repetitiva. Não podia estar mais enganada. Cada mês é um mês diferente, cada cidade tem seu perfil e, com isso, nossos gastos mudam demais de um lugar para o outro.

Nosso quinto mês de viagem foi praticamente todo na Tailândia, país em que ficamos mais tempo até agora. Você já leu o post com nossos gastos no primeiro mês por lá? Porém nossos gastos foram tão diferentes que dava para achar que eram países diferentes!

Alimentação

Podemos dizer que esse foi o mês ostentação no quesito alimentação. Foram muitos almoços e jantares com amigos em restaurantes legais, coisa que a gente costumava evitar quando estávamos sozinhos.

Conhecemos muitos lugares legais, experimentamos comidas diferentes e, mais do que isso, tivemos a companhia de velhos amigos – que viajaram do Brasil para nos visitar – e novos amigos, que conhecemos em Chiang Mai.

Mercado noturno chiang mai

Com isso, tivemos um gasto total de 397 dólares com alimentação nos 26 dias em que ficamos na Tailândia no quinto mês de viagem. Isso representou uma média de  15,26 dólares por dia, 4,69 dólares a mais que no nosso primeiro mês naquele país.

Depois de dois meses na Tailândia, já estávamos mais que acostumados com a comida e os preços, então sentimos um certo baque ao chegar no Vietnã. Havíamos lido maravilhas sobre a culinária vietnamita, mas o que sentimos, nos primeiros dias, foi uma imitação ruim da comida tailandesa.

No cardápio, nomes muito parecidos: fried noodles, fried rice, spring rolls… mas o sabor, o tempero… ai que saudade da Tailândia! Os preços também, bem menos atrativos do que os de Chiang Mai. Acabou que, em 5 dias, gastamos 68,31 dólares, uma média diária menor que a da Tailândia, mas comendo pratos menos saborosos.

Transporte

Depois de algumas alterações no nosso roteiro, nosso gasto médio diário com passagem foo de 19,48 para 18,40 dólares, o que foi ótimo, apesar de continuar representando uma grande parcela do nosso orçamento diário.

Com o transporte dentro das cidades, como tuc tuc, Uber e aluguel de scooter, gastamos no nos últimos 26 dias na Tailândia o equivalente a 89,71 dólares. Foram 4 táxis, 8 Ubers, 3 tuc tucs e 4 scooters.

quanto custa viajar pelo mundo

Em Chiang Mai alugamos scooter por 3 dias: quando fomos conhecer o templo Doi Suthep, que fica em cima de uma montanha; o dia em que fizemos o loop; e o dia em que fomos no Wat Umong e no Grand Canion.

Nos outros dias, caminhamos sempre que possível e, quando o calor estava demais, pedimos Uber, que funciona super bem e é bem barato. Chegamos a pegar tuc tuc e red truck 3 vezes, mas para duas pessoas o Uber costuma ser a opção mais barata e confortável.

Em Hanoi, capital do Vietnã, nos pareceu loucura alugar uma moto. Pegamos apenas dois ônibus no dia em que chegamos, por 1,33 dólares e caminhamos pela cidade. Já em Cat Ba, que é uma ilha com um trânsito mais tranquilo, alugamos uma scooter por 6,46 dólares.

Hospedagem

Como não tínhamos reservado a hospedagem de Chiang Mai antes de sair do Brasil (e nem imaginávamos que ficaríamos tanto tempo na cidade), conseguimos recuperar um pouco nesse critério.

Em 26 dias na Tailândia (sendo 3 noites em Koh Samui, 20 em Chiang Mai, 1 no trem noturno e 2 em Bangkok), gastamos um total de 361 dólares! Isso representou 13,88 dólares por noite para o casal e 3 dólares a menos por dia comparando com o mês anterior.

Já no Vietnã, gastamos 53,29 dólares em 5 dias, ou seja, uma média diária de 10,65 dólares.

Turismo e lazer

Superando nosso primeiro mês na Tailândia, o quinto mês de viagem foi o que mais gastamos com turismo e lazer: 303,02 dólares!

Visitamos vários templos, rios e cachoeiras, além do tour em Koh Tao que acabou não acontecendo e que ainda estamos tentando a restituição do valor. Com esses passeios gastamos 176,31 dólares.

Mas quase tão significativo quanto os gastos com turismo foram os gastos com lazer. Se até então tínhamos apenas tomado uma cervejinha aqui e outra ali, no quinto mês teve réveillon, vários bares e até boate! Com isso, gastamos 129,67 dólares.

Total

Somando tudo isso com outros gastos que tivemos (produtos de higiene, massagens, presentes, costureira, lavanderia, visto do Vietnã…) chegamos ao total no mês de 2.122,00 dólares, uma média de 68,45 dólares por dia.

Pensando que a nossa meta era gastar 50 dólares por dia para o casal, com todas as despesas, passamos longe do orçamento. Aliás, esse foi o mês que mais gastamos, ultrapassando os custos do segundo mês de viagem. Vamos tentar voltar aos trilhos no sexto mês!

Ficou com alguma dúvida sobre nosso planejamento ou nossos gastos? Comente aqui!

2 Comments

  1. Pingback: Chata de Galocha! | Lu Ferreira » Arquivos Links da semana: É carnaval! - Chata de Galocha! | Lu Ferreira

  2. Amei o blog de vocÊs já estou seguindo…. estou apaixonada por todo o conteudo!! e olha.. já quero encontrar um noivo que tope viajar o mundo comigo!!!

Write A Comment