A Guatemala é incrível! Algumas pessoas já devem ter cansado de me ouvir dizer isso. Mas quando me perguntam sobre a América Central, não consigo esconder que foi ela a minha queridinha.

Com uma culinária deliciosa, montanhas, lagos, rios, vulcões, ruinas e praias no caribe e no pacífico, a Guatemala é um destino ideal para praticamente todos os tipos de viajantes.

Guatemala - semuc champey

Quanto tempo ficar?

Essa para mim é a pergunta mais difícil de responder. Ou, por outro lado, a mais fácil: quanto tempo você tiver!

Mas acho que o mínimo seriam 15 dias, para não ter que tirar do roteiro nenhum das principais atrações e nem ficar muito corrido, em razão dos longos deslocamentos.

Clima

A Guatemala é um país razoavelmente grande e o clima pode variar bastante de um ponto para o outro. Para esse roteiro, você vai precisar de uma mala bem variada, incluindo roupas de nadar e roupas de frio.

E vale sempre a pena dar aquela conferida na previsão do tempo na hora de arrumar a mala, ne?

Moeda

A moeda na Guatemala é o Quetzal e quando visitamos o país, em outubro de 2016, 8 quetzales equivaliam a 1 dólar.

Você pode sair do Brasil apenas com dólares americanos (cartão pré pago ou dinheiro em espécie) e, chegando lá, trocar o dinheiro ou sacar nos ATMs.

Roteiro na Guatemala

Cidade da Guatemala

Você provavelmente vai chegar no país pela capital e como sempre pode ter algum problema com o voo ou você chegar tarde para conseguir ir para o destino seguinte, vale a pena reservar uma noite para a Cidade da Guatemala.

Se você quiser passear um pouco pela cidade, escrevemos aqui um breve roteiro pelo centro, que dá para fazer em uma tarde.

Quanto tempo ficar na Cidade da Guatemala? Apenas uma noite é suficiente.

Guatemala city

Lago Atitlán

Saindo da Cidade da Guatemala, com três horas você chegará à Panajachel, cidade mais desenvolvida do entorno do Lago Atitlán. Mas não recomendamos que você fique por ali: os vilarejos menores são mais charmosos e vão te mostrar os encantos da cultura Maia.

Guatemala - lago atitlan

As vilas mais procuradas para se hospedar são San Pedro la Laguna e San Marcos la Laguna, mas se hospedar em  apenas uma delas não significa que você não vá conhecer as outras vilas: existem barcos que fazem o transporte de uma vila para a outra e, em alguns casos, é possível ir até de tuc tuc ou caminhando.

LEIA TAMBÉM:   Koh Rok, um paraíso escondido

Fizemos um post bem completo sobre o Lago que você pode ler clicando aqui.

Você pode aproveitar, ainda, para fazer um bate e volta em Chichicastenango, conhecida principalmente por seu mercado.

Quanto tempo ficar no Lago Atitlán? Recomendamos 4 noites.

Antígua

Existem várias agências em San Pedro que vendem o shuttle do Lago para Antigua pelo equivalente a 8 dólares.

Antígua foi um daqueles casos de amor a primeira vista. A cidade é super charmosa, com suas construções antigas e coloridas, ruas de pedra e ruínas por todo lado. Apesar desse jeitinho de interior, Antígua tem toda a estrutura que você pode querer, com hospedagens e restaurantes para todos os tipos de gostos e bolsos.

Guatemala - antigua

Nós ficamos num hostel super bonitinho e novinho, com uma localização excelente, que mostramos aqui.

Além de curtir a cidade em si, existem alguns passeios para se fazer no entorno, como trekking no vulcão. E para saber mais sobre Antigua, dê uma olhada nesse post

Quanto tempo ficar em Antigua Guatemala? 2 ou 3 noites.

Semuc Champey

Para ir de Antigua até Lanquin, cidade base para conhecer Semuc Champey, você vai gastar praticamente um dia inteiro. Pegando a van do início da manhã (cerca de 18  dólares), você chegará em Lanquin aproximadamente às 16 horas da tarde.

Se optar por hospedar perto do parque, e não na cidade, deverá gastar mais uma hora para chegar ao seu hotel, já que a estrada é bem precária. Nesse caso, também não conte com acesso a internet. Como o parque fica realmente muito afastado, pela nossa experiência, o sinal de internet do hotel pode simplesmente não funcionar em momento algum durante a sua estadia.

Mas não se desanime: Semuc Champey vale todo esse esforço! Foi por causa desse parque que incluímos a Guatemala em nosso roteiro e não nos arrependemos nem um pouquinho. O lugar é mesmo tão incrível como aparece nas fotos.

guatemala - semuc champey

Como ficamos hospedados bem pertinho do parque, não precisamos de transporte nem tour. Acordamos cedinho e fomos a pé para Semuc Champey. Se você gosta de conhecer lugares quando estão mais vazios, sugerimos que você faça o mesmo, já que os tours começam a chegar mais para o final da manhã.

Além do parque em si, os tours costumam ser combinados com o passeio numa caverna, mas nós preferimos dedicar um dia inteiro àquelas piscinas lindas! Nosso post completinho sobre Semuc Champey você pode ler aqui.

LEIA TAMBÉM:   9 coisas que você não pode deixar de fazer em Chiang Mai

Quanto tempo ficar em Semuc Champey? 2 ou 3 noites.

Tikal

Tikal não estava no nosso roteiro original porque seria uma desvio do trajeto para o México. Mas, pela nossa sorte, o universo tinha outros planos e acabamos não conseguindo shuttle para seguir nosso roteiro original. O jeito foi ir para Flores (20 dólares para cada) e, já que estávamos lá, fazer o passeio em Tikal.

Nós optamos pelo tour que inicia de madrugada e a ideia era ver um lindo nascer do sol no topo de uma pirâmide. Mas, como muitas vezes acontece com essas expectativas de nascer do sol, o dia amanheceu nublado e só conseguimos ver uma claridade branca. Ainda assim, foi super interessante ver as pirâmides iluminadas pela lua, quando chegamos, e conhecer grande parte do complexo ainda vazio.

O passeio em Tikal custou cerca de 50 dólares para cada, sendo 250 quetzales (aproximadamente 35 dólares) a entrada e 110 quetzales (aproximadamente 15 dólares) o transporte e guia. Para quem não vai fazer o tour começando de madrugada, é possível ir sem guia. Nesse caso, o passeio sai mais barato.

Guatemala Tikal

Nós ficamos apenas duas noites em Flores, então não conseguimos conhecer direito a ilha. Saímos de lá às 5 horas do dia seguinte exaustos. Contamos mais da nossa experiência em Tikal nesse post aqui.

Quanto tempo ficar em Tikal? Para conhecer apenas Tikal, 2 noites; se quiser passear por flores, é melhor reservar 3.

Cidade da Guatemala – 1 noite

Hora de voltar para a Cidade da Guatemala e pegar o vôo para casa.

Como os horários dos shuttles e ônibus na Guatemala não são muito confiáveis, e Flores fica bem distante da Cidade da Guatemala, é interessante programar uma noite na capital e pegar o voo de volta apenas no dia seguinte.

E se tenho mais que 15 dias?

Se você tem mais tempo para curtir esse país lindo, você pode incluir em seu roteiro: alguns dias relaxando na praia em Livingston (o Caribe da Guatemala) ou Monterrico (uma praia de areias negras no pacífico; aulas ou retiro de yoga e meditação em San Marcos la Laguna; aulas de espanhol em San Pedrro la Laguna, ou ainda um um trekking de dois ou três dias partindo de Antigua, incluindo passar a noite acampado no topo do vulcão.

Ficou com alguma dúvida ou conheceu outro cantinho lindo da Guatemala que ficou faltando no nosso roteiro? Comente aqui 😊

Write A Comment