O Vietnã é um país completo. Se você quer praia, ele têm; se quer o friozinho das montanhas, tem também; quer o caos das metrópoles, o silêncio da natureza, aula de história, arquitetura colonial… tudo isso você vê por aqui! E são tantos lugares para conhecer que pode parecer um pouco difícil montar um roteiro pelo Vietnã.

vietna - halong bay

Como montar um roteiro pelo Vietnã

A primeira coisa para ter em mente ao planejar sua viagem é que, por conta da geografia do país, você deve montar o roteiro pelo Vietnã começando do norte e descendo até o sul, ou vice versa. Então, as portas de entrada costumam ser Hanoi (a capital do país, que fica no norte) ou Ho Chi Min (cidade mas populosa do país, que fica ao sul).

Outra coisa muito importante é que, para entrar no Vietnã, é preciso requerer o visto com antecedência. Nesse post aqui damos todas as dicas sobre o processo, inclusive chamamos a atenção sobre os sites não oficiais que oferecem o serviço, então não se esqueça de ler.

Quanto dias ficar?

Para conhecer o país com calma, recomendamos entre 20 dias e um mês, mas é claro que dá para fazer com bem menos, se você não tiver todo esse tempo.

Definir a quantidade de dias de viagem é essencial, não só para poder montar o roteiro pelo Vietnã, mas também qual será o tipo de transporte para deslocar de uma cidade a outra.

Transporte

Se você não estiver vindo de um dos países vizinhos, provavelmente chegará ao Vietnã de avião. Tivemos uma experiência super tranquila na imigração do aeroporto de Hanoi: praticamente sem fila e o oficial não nos perguntou nada, apenas conferiu o passaporte e o visto.

Dentro das cidades, o que você mais vai ver são motos. Acreditamos de verdade que existam mais motos que moradores na cidade! Afinal, além das motos particulares, existem muitos estabelecimentos que alugam para os turistas. O aluguel da motoca custa em média 5 ou 6 dólares, mais a gasolina (aproximadamente 1 dólar o litro).

vietna - moto em hanoi

No Vietnã, ninguém está se importando em saber se você tem habilitação para pilotar, porém recomendamos que só alugue uma moto se você tiver experiência e confiança, pois o trânsito é louco! Brincamos que mão e contramão, preferência e sinal vermelho são considerados, no máximo, como sugestão. Além disso, é necessário tomar alguns cuidados quando for alugar a moto, já que algumas vezes elas não estão em boas condições. Sempre confira se faróis, buzina e freio estão funcionando bem.

Já para ir de uma cidade a outra, a melhor opção é pegar um ônibus. Nesse post aqui, contamos sobre a nossa experiência no famoso open bus. Você pode também optar por comprar cada passagem separada, ou ainda voar – nesse caso, dê uma olhada nos preços da Vietnam Airlines, que costumam ser bem interessantes.

Dinheiro

A moeda local é o dong , e 1 dólar americano equivale, hoje, a aproximadamente 20 mil dongs. Nas grandes cidades você não vai ter dificuldade em encontrar casas de câmbio, mas talvez seja ainda mais fácil sacar dinheiro nos vários ATMs (caixas eletrônicos) espalhados.

Para sacar dinheiro vale a pena conferir qual banco oferece a melhor condição, em razão do limite de saque e taxa cobrada pela operação. Por exemplo, no Vietinbank e no Sacombank o limite por saque é de 2 milhões de dongs, enquanto no Techcon e ACB, o limite é de 3 milhões. Já de taxa, chegamos a pagar 55 mil dongs no Sacombank (sacando 2 milhões) e apenas 35 mil no ACB (sacando 3 milhões).

Quanto custa viajar para o Vietnã?

Esse talvez seja o tópico mais sensível. O que todo mundo diz por ai é que o Vietnã é incrivelmente barato. De fato, o país não é caro, mas estávamos imaginando que gastaríamos ainda menos.

LEIA TAMBÉM:   Carteira internacional de vacinação

Para ficar em guest houses e hotéis simples, beber Saigon (cerveja local) e comer fried noodles, fried rice e pho (prato típico do Vietnã), é possível gastar ficar dentro do nosso orçamento de 50 dólares por dia, já com as passagens. Porém, se for comer alguma coisa diferente, ficar num hotel melhor e fazer tours, esse valor já começa a subir.

Em breve vamos postar nosso controle financeiro do sexto mês de viagem, com todos os nossos gastos!

Nosso roteiro

Nossa viagem foi no sentido norte – sul, já que pegamos um vôo baratinho de Bangkok para Hanoi. Porém, esse roteiro pode ser tranquilamente invertido, caso você chegue por Ho Chi Min.

Ah, talvez você veja em muitos lugares “Ho Chi Min” sendo chamada de “Saigon” (ou Saigão). A cidade, que já recebeu diversos nomes durante a sua história, era recentemente conhecida como Saigon e foi renomeada como Ho Chi Min, cerca de 40 anos atrás, em homenagem ao líder comunista de mesmo nome. Porém, muitos vietnamitas ainda se referem à cidade como Saigon.

Nossa viagem pelo Vietnã durou um mês, mas dá para fazer o mesmo roteiro em 20 dias. Sua viagem será um pouco mais corrida, mas terá tempo para conhecer o essencial de cada uma das cidades.

Se você tiver menos tempo, sugerimos excluir algum dos destinos e até optar por pegar algum voo, ao invés de fazer tudo por terra.

 Hanoi

Nossa experiência passeando por Hanoi não foi a melhor, em razão do TET, feriado do Ano Novo Chinês. Contamos tudinho nesse post aqui.

vietna - tet em hanoi

Quantos dias ficar em Hanoi? Ainda que fora do TET, entendemos que dois dias inteiros sejam suficientes para conhecer os principais pontos da cidade.

Halong Bay (Cat Ba)

Para conhecer Halong Bay de um jeito diferente – e mais barato – nossa indicação é ir de Hanoi para Cat Ba, uma viagem de aproximadamente 4 horas. O bom é que além de conhecer as belezas da baía de Halong num passeio de barco, você também poderá curtir a praia e as belezas naturais da ilha. Leia sobre a nossa experiência clicando aqui.

 Quantos dias ficar em Cat Ba? Reserve ao menos dois dias inteiros.

Ninh Binh

Conhecida como Halong Bay dos campos de arroz, ou ainda Halong Bay por terra, Ninh Binh é uma cidade mais pacata, ou pelo menos foi a impressão que tivemos ao visita-la durante o TET.

Além do famoso passeio de barco no rio, com formações de calcário lindas que realmente nos fazem lembrar Halong Bay, Ninh Binh conta com vários outros passeios interessantes e foi ali que comemos a comida vietnamita mais gostosa por um preço excelente!

Quantos dias ficar em Ninh Binh? Reserve, também, pelo menos dois dias inteiros.

Hoi An

Hoi Na é a famosa cidade das lanternas, queridinha dos turistas por causa do seu centro histórico super charmoso.

De Ninh Binh para Hoi An, a viagem é bem longa: de ônibus, contando a parada em Hue, são aproximadamente 15 horas de viagem. O bom é que dá para dormir razoavelmente bem no sleeping bus e você ainda economiza uma hospedagem!

Quantos dias ficar em Hoi An? Considerando que o deslocamento seguinte também será longo, recomendamos três dias inteiros em Hoi An, para curtir todo o charme da cidade, visitar os pontos turísticos e a praia e ficar bem relaxado para a próxima viagem.

Nha Trang

Nha Trang é uma das praias mais famosas do Vietnã, porém nós demos azar de pegar apenas um dia e meio de sol. No resto do tempo, chuva e muitas nuvens atrapalharam nossa programação e, provavelmente por isso, não curtimos tanto a cidade.

LEIA TAMBÉM:   Guia para viajar para a Índia

Se seu tempo estiver corrido, essa é a cidade que indicamos para você cortar do roteiro.

Quantos dias ficar em Nha Trang? Se for incluir a cidade em seu roteiro, reserve ao menos dois dias inteiros, para conhecer também as cachoeiras. Outra opção é ir de Hoi Na direto para Dalat, pegando um voo em Hue, ou fazendo um tour de moto que demora cinco dias e passa por vilarejos nada turísticos.

Dalat

Dalat é uma cidade a parte, diferente de tudo no Vietnã. Apesar de não ter aquele jeito super fofo de Hoi An, ela tem alguma coisa de especial, um charme mais escondido, um estilo menos turístico e mais real. Dalat tem algumas construções com arquitetura bem interessantes, pagodas (templos) bonitas, um lago gigante que fica ainda mais lindo no por do sol e uma natureza incrível nos seus arredores.

vietna - dalat

Quantos dias ficar em Dalat? Para não ser muito corrido e você conseguir conhecer os arredores da cidade, o ideal são entre dois e três dias inteiros, dependendo do horário que você for chegar e sair da cidade.

Mui Ne

Outra cidade no litoral vietnamita. Diferente de Nha Trang, curtimos bastante Mui Ne, mas não exatamente por causa das praias. Acho que depois de conhecermos o mar lindo do Caribe e da Tailândia, ficamos um pouquinho exigentes nesse quesito! Rsrs Foi gostoso curtir o barulho do mar, tomar um sol e ver as pessoas praticando kitesurfe. Mas o que mais curtimos foram as dunas maravilhosas!

vietna - mui ne

Quantos dias ficar em Mui Ne? Dois dias inteiros são suficientes.

Ho Chi Min

A cidade é a mais populosa do Vietnã e seu trânsito louco não perde em nada para o da capital. Apesar disso, achamos bem mais charmosa e interessante que Hanoi.

Esse é o lugar ideal para se aprender bastante sobre a guerra do Vietnã (que é chamada, no país, de Guerra dos Estados Unidos contra o Vietnã), seja no Museu ou visitando os famosos túneis usados pelos viet congs. Por isso, talvez seja legal começar a viagem pelo sul e conhecer o restante do país já com essa carga histórica.

vietna - saigon

Quantos dias ficar em Ho Chi Minh? O mínimo são dois dias, mas se quiser fazer um passeio pelo Delta do Mecong, reserve três ou quatro dias para a cidade.

 Outros destinos

Como não queríamos uma viagem muito corrida, optamos em não incluir mais destinos ao nosso roteiro. Mas se você quiser explorar ainda mais o Vietnã, aqui vão algumas ideias:

Sapa e Ha Giang

Pertinho da China, são conhecidas pelos seus lindos campos de arroz. Não incluímos no nosso roteiro por causa do clima (quando chegamos no Vietnã estava com muita névoa) e para não desviar do nosso roteiro, mas parece um lugar incrível!

Phong Nha

Se quiser mais passeios com rios e cavernas, não deixe de incluir Phong Nha. Você pode ficar hospedado por ali mesmo ou em Dong Hoi. Quando ainda estávamos sonhando com a viagem e não sabíamos quanto dinheiro conseguiríamos juntar, incluímos a Son Doong Cave na lista de lugares que queríamos conhecer. Infelizmente o trekking na maior caverna do Vietnã estava muito acima do nosso orçamento real e tivemos que desistir.

Hue

Há muitas opiniões divergentes sobre a cidade, uns amam, outros odeiam. Indo de Ninh Binh ou Hanoi para Hoi An (ou vice versa) de ônibus, provavelmente você fará uma parada na cidade. Se resolver passar uma noite por lá, você não deve deixar de conhecer a Cidade Imperial.

Está planejando uma viagem para o Vietnã e ficou com alguma dúvida? Comente aqui!

Write A Comment